26 MAR 2021
ESCLARECIMENTO A POPULAÇÃO SOBRE AS MEDIDAS EMERGENCIAIS
Esclarecimento a população de Santa Maria da Serra sobre as medidas emergenciais "lockdown" (bloqueio) em caráter temporário e emergencial.
Visando trazer transparência as ações da administração municipal, venho a público esclarecer a população a necessidade dessa ação de "lockdown " em nosso Município.
Estamos vivendo a pior crise sanitária e humanitária dos últimos 100 anos dos tempos modernos.
A crescente onda de óbitos de brasileiros e brasileiras, consequentemente as mesmas dificuldades em nosso Estado, na região administrativa de Piracicaba, em nossa micro região e o crescente número de casos positivos em nosso Município, nos levou a adotar essas drásticas atitudes.
Não queremos impedir nenhum empresário, comerciante ou profissional autônomo de trabalhar, porém a necessidade do bloqueio é imprescindível nesse momento. Assim, instituimos as ações de "Delivery" (entrega em casa) e o "Drive-Thru" (retirada de mercadorias com uso de carro) em grande parte dos comércios existentes no Município.
Editamos o Decreto Municipal n° 3212 na data de hoje (24 de Março ), onde explicamos as considerações.
O lockdown (bloqueio) terá início na próxima sexta-feira dia 26 de março às 20 horas e vai até as 6 horas do dia 05 de abril.
A Vigilância em Saúde do Município irá orientar todos os comerciantes e empresários nessa quinta-feira.
As entradas e saídas da cidade estarão fechadas. Somente o acesso pela Avenida Thomas Firmino da Silva (Portal) estará disponível. Acertamos agora no final da tarde as ações com o comando da Polícia Militar e com a Concessionária EIXO-SP, que irão nos auxiliar.
As festas e aglomerações urbanas e rurais estão proibidas.
Por outro lado, as condições de Saúde em nosso Município e na região de Piracicaba encontram-se em situação de pré colapso. Nos hospitais de referência para a nossa população estão todos com os leitos de UTI lotados, hoje não temos nenhuma vaga disponível. Estamos com um paciente (com outra patologia e diagnóstico negativo de Covid) a 22 dias em nosso Pronto Atendimento aguardando uma vaga na UTI.
A distribuição de torpedos de oxigênio e alguns insumos de medicamentos anestésicos já começaram a faltar no mercado brasileiro.
Com todas essas considerações e com o aumento de casos positivos entre jovens em nossa cidade vem trazendo uma grande preocupação em nossos profissionais da Saúde.
Por isso, peço sua atenção e colaboração enquanto as vacinas, que são de responsabilidade dos Governos Federal e do Estado não chegam em quantidade suficiente para toda a nossa população , usando máscaras, evitando sair de casa, higienizando as mãos com álcool em gel e mantendo o distanciamento.
Juntos vamos vencer essa luta.