23 MAI 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
"Treinamento busca prevenir e combater incêndios florestais"
O fogo não controlado na serra ou nas áreas naturais e rurais, recebe o nome de incêndio florestal. Este tipo de evento prejudica a vegetação, causa a morte de animais silvestres, aumenta a poluição do ar, diminui a fertilidade do solo, além de oferecer risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causar problemas de saúde na população.

Em face de seus impactos negativos, a Prefeitura de Santa Maria da Serra vem se desdobrando para operacionalizar a prevenção e o combate aos incêndios.

Uma das ações propostas pelo prefeito Josias Zani Neto está acontecendo nesta terça-feira, dia 17 de maio, através de um treinamento para brigadistas municipais, ministrado pelo Sargento Ricardo Migatta, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Sargento Ricardo falou sobre a Operação Corta Fogo, que tem como objetivos de monitorar, prevenir, controlar e combater os incêndios florestais. Segundo o sargento, "é melhor prevenir, do que apagar". Ou seja, é preciso fazer um intenso trabalho de prevenção para que menos incêndios aconteçam, evitando-se gastos financeiros e problemas com a emissão de gases de efeito estufa.

No treinamento, que também está sendo prático, o Sargento Ricardo mostrou as áreas de atuação, atendimento, como é realizado o trabalho dos Bombeiros e como deve ser a atuação das Brigadas de Incêndios, no auxílio ao Corpo de Bombeiros.

Para o prefeito Zani, o treinamento acontece em boa hora, em parceria com várias instituições e municípios e antes de começar a estiagem, época em que acontecem muitos incêndios florestais.