03 AGO 2022
"EQUIPE DE SANTA MARIA DA SERRA INICIA PESQUISAS COM OS MORADORES"
A Prefeitura de Santa Maria da Serra comunica que teve início ontem (01/08) o Censo 2022.

Pedimos para que toda população colabore, respondendo as perguntas da equipe formada pelos Recenseadores: Marcos Roger Spadoto, Eduardo Perissinotto de Carvalho, Giovani Lemes Soares e Gleise Mayara S. Q. Costa, liderados pela Agente Censitária Municipal Jaqueline Zani dos Santos.

Esta equipe passou por treinamento nas últimas semanas e irão colaborar para o levantamento de dados e informações que correspondem ao município.

Saiba mais👇👇👇

"O Censo é a única pesquisa que permite ao IBGE avaliar conjuntamente o entorno onde os domicílios estão localizados, as características dos domicílios em si e das pessoas que vivem nesses locais. Assim, a pesquisa é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas e investimentos públicos e privados.

No levantamento de 2022, há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Ele investiga informações sobre o domicílio e os moradores, como a identificação étnico-racial, educação e renda, entre outros pontos. Já o questionário ampliado, que tem 77 perguntas e leva cerca de 16 minutos, será respondido por cerca de 11% dos domicílios escolhidos aleatoriamente. Apenas um morador responde por todos do seu domicílio, basta que ele tenha mais que 12 anos de idade e seja capaz de fornecer as informações.

Vale ressaltar também que essa será a primeira vez na história do Censo fazer o levantamento de comunidades quilombolas e autistas.

Para garantir a segurança dos moradores, os recenseadores sempre estarão uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e um dispositivo eletrônico, onde os dados são cadastrados. O crachá traz também um QR code, por meio do qual, o morador pode confirmar a identificação do profissional.

Este também será o primeiro Censo totalmente digital, da coleta ao processamento dos dados, o que garante mais agilidade e proteção total dos dados. A coleta é feita preferencialmente de maneira presencial, e os recenseadores vão trabalhar de domingo a domingo. Caso não encontrem nenhum morador do domicilio, deverão ir até o endereço pelo menos outras 4 vezes, em turnos alternados. Este ano, será possível responder ao Censo também pelo telefone ou pela internet, mas apenas de forma agendada, após contato presencial com o recenseador.