28 DEZ 2022
"DEPARTAMENTO DE SAÚDE ALERTA: PODE SER COVID, COMO TAMBÉM PODE SER DENGUE... MUITA ATENÇÃO AOS SINTOMAS! PROCURE A UNIDADE DE SAÚDE!"
#Saude #CombateADengue

Apesar da semelhança entre os sintomas, é preciso ficar atento e procurar a unidade de saúde para os exames!

Saiba a Diferença:

COVID-19: febre ou calafrios, tosse seca, dificuldade para respirar/falta de ar, cansaço, dores musculares, dor de cabeça, perda de olfato e/ou paladar, dor de garganta, congestão nasal ou nariz escorrendo, náusea e vômitos, diarreia

DENGUE: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas e erupções na pele (principalmente na região do tórax e membros superiores), náuseas e vômitos, tontura, moleza e extremo cansaço, dor no corpo, dor nos ossos e nas articulações, dor no abdome.

ZIKA: febre baixa, dor nas articulações, dor muscular, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, conjuntivite, erupções cutâneas avermelhadas que podem coçar, dor abdominal (pouco comum), diarreia (pouco comum), constipação (pouco comum), pequenas úlceras na mucosa oral (pouco comum).

CHIKUNGUNYA: dor incapacitante nas articulações, febre, dor nas costas, erupções cutâneas, fadiga, náuseas, vômitos, dor de cabeça e dores musculares (mialgias).

Como se prevenir e combater a Dengue e seus similares:

- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos pratos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

#PrefeituraDeSantaMariaDaSerra
#SantaMariaDaSerra