Clique aqui e consulte nossas políticas.
11 ABR 2024
No mês de conscientização do autismo, escolas entregam cordões e apresentam brinquedos e apostilas especializadas
No mês de conscientização sobre o autismo, a rede municipal de educação entregou para pais e alunos os cordões, que são símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista). Além disso foram apresentados as apostilas especializadas e brinquedos pedagógicos que irão contribuir no ensino.

A entrega ocorreu na EMEB Dona Zina Saviolo Cury e na EMEI Cônego Gilberto Kremer, onde houve ainda uma roda de conversa entre a equipe gestora da educação, pais e responsáveis abordando o tema. Em Santa Maria da Serra, também há uma Lei Municipal que institui o Dia de conscientização do Autismo, o que reforça a necessidade das campanhas informativas e inclusivas.

Os cordões, além da identificação, serve como uma forma de despertar nos colegas, professores e toda comunidade, a necessidade do acolhimento, respeito e aceitação. Os girassóis representam a resiliência dos portadores.

Os brinquedos específicos ajudam no desenvolvimento de cada um deles, tais como a cognição, interação e habilidades sociais e estarão disponíveis nas atividades escolares, assim como as apostilas.

“O mundo azul de Théo” transporta as crianças para dentro do conteúdo, replicando em suas páginas as suas rotinas, que permitem o desenvolvimento intelectual padronizado e colaborativo entre professores, alunos e familiares na construção de um ambiente saudável e inclusivo dentro e fora da escola. Permitindo assim, uma comunicação assertiva, civilidade, senso de comunidade, empatia, aceitação, cooperação, superação, entre outros fatores.

A diretora de Educação e Cultura, Rejane Peroto Abiati Cury, destaca a importância desses materiais na aprendizagem dos alunos “Santa Maria da Serra, sem dúvida, é muito privilegiada em poder contar com esses materiais. A nossa diretriz é proporcionar todas as possibilidades que estiverem ao nosso alcance, tanto no ensino, quanto na inclusão. Ficamos muito felizes em ver a participação ativa dos pais e responsáveis nesse projeto. É um ganho inestimável a todos eles”, comentou.

A vereadora Alessandra Bozeli Zani (União Brasil) é a autora do Projeto de Lei, que instituiu o uso dos cordões.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024