Os 27 alunos do curso de Aquaviários da Marinha receberam na última sexta-feira, 17, o (CIR) Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e estarão aptos a exercerem suas funções a bordo de embarcações comerciais, balsas, areeiros, etc..
O objetivo do curso é capacitar os alunos para trabalhar em embarcações, como barcos de pesca, navios de carga e portos de areia. Durante o curso, os alunos aprendem sobre segurança, navegação, comunicação, primeiros socorros e outras habilidades para lidar com os desafios das atividades aquáticas.
Durante o curso que teve todo o suporte da Prefeitura de Santa Maria da Serra, os alunos passaram por avaliação médica, teste físico/resistência, aulas teóricas noturnas, avaliação teórica e treinamento prático.
Ministrado pela equipe de instrutores da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (organização militar) da Marinha do Brasil, localizada na cidade de Barra Bonita - SP, abre possibilidade de emprego e renda.
Entre as disciplinas que compõe o curso estão: noções de legislação, busca e salvamento, noções de marinharia, noções de meteorologia, prevenção a poluição hídrica, noções de combate a incêndio à bordo, noções de motores, noções de navegação, noções de estabilidade, noções de comunicações fluviais, noções de primeiros socorros, noções de sobrevivência do náufrago e RIPEAM (regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar e nas águas interiores - comparado ao código nacional de trânsito para as vias terrestres), além do manuseio dos materiais de salvatagem.